sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Consciência

Fred Fokkelman/Stock.xchng


Para inspirar o final de semana, uma bela reflexão de Jung, traduzida do livro Arquétipos e Inconsciente Coletivo. Que tal desenvolver um novo tipo de olhar sobre a realidade? É ao que ele nos convida. :)

Aproveitem!
.
"Mas por quê, você poderia perguntar, seria necessário para o homem na Terra, de uma forma ou de outra, adquirir um nível superior de consciência?
Essa é realmente a questão crucial, e eu não acho que a resposta seja fácil.
Ao invés de uma resposta concreta eu posso apenas fazer uma confissão de fé.
Acredito que alguém, depois de milhões de anos, tinha que perceber que esse mundo maravilhoso de montanhas e oceanos, sóis e luas, galáxias e nebulosas, plantas e animais, existe. Certa vez, num monte nas planícies do Leste da África, observei vastas manadas de animais selvagens pastando em silenciosa imobilidade, tal como haviam feito desde tempos imemoriais, tocados apenas pelo sopro de um mundo primitivo.
Eu me senti então como se fosse o primeiro homem, a primeira criatura, a saber, que tudo isso, é. O mundo inteiro à minha volta estava ainda em seu estado primitivo; ele não sabia que ele era.
E então, naquele exato momento em que me dei conta, o mundo passou a ser.
Toda a Natureza busca esse objetivo e o encontra realizado no homem, mas apenas naquele homem mais altamente desenvolvido e mais plenamente consciente.
Todo avanço, mesmo o menor deles, ao longo desse caminho de realização consciente, acrescenta algo ao mundo."
.
(Jung)

Um comentário:

1 z e r 0 disse...

clap clap clap!

sensacional, muito apropriado.
sou suspeito p/ falar, pois considero jung "o cara", figura certamente entre um dos meus pensadores favoritos.

ótima escolha, obrigado por nos brindar com essa reflexão, tão distante dos pensamentos cotidianos atuais e, por tal motivo, muito pertinente.
beijos, boa semana
paz e luz sempre!

ps: vc tem msn? costuma usar? em caso positivo, me adicione: azul_dezoito@hotmail.com