quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Das receitinhas da vó

Aga Z/Stock.xchng

Todo mundo sabe pelo menos uma receitinha ou dica que aprendeu por aí e que é tiro e queda pra alguma coisa. Compartilho aqui um desses casos, tirado do inspiradíssimo blog da amiga Paula, e que vem a calhar para esses dias de invernico (não existe veranico? Pois aqui em São Paulo temos variações pra todos os gostos, rs) em que circulamos por aí puxando o nariz e nos encolhendo dentro dos casacos que já estavam guardados no armário.
Aproveitem... e confiram outras ótimas dicas de forno e fogão, temperadas com bons causos, no Órfã da Ofélia!

Chá de alho com limão

:. Fácil – Porção individual

Ingredientes:
2 copos de água
1 limão
2 dentes de alho

Modo de preparo:
- Corte o limão em quatro, com casca e tudo, descasque o alho e leve-os à panela com a água.
- Deixe no fogo até levantar fervura e desligue.
- Tampe a panela até amornar e coe o líquido para beber.

Nota: pode tomar puro, com açúcar ou adoçante.

Historinha…

Ficar gripado é muito chato. A gente se entope de remédios, que atacam o estômago, vive com um lencinho de papel na mão e ainda tem que ter pique para seguir a vida normalmente, trabalhar e fazer compra de supermercado. Nesses dias, é sempre bom tomar suco de laranja, jantar uma sopinha e dormir bastante. Além disso, o último truque que aprendi com minha amiga Betsy foi esse chá de alho com limão. Ela pegou a dica com a diarista dela e testou empiricamente. Semana passada chegou a minha vez e também aprovei. O sabor é meio amargo e tem gosto de alho – afinal, é um “remédio” -, mas compensa, pois no dia seguinte já acordei bem mais animada.

3 comentários:

Lili disse...

Vou experimentar... Com certeza! rs

Anônimo disse...

Sem esquecer o OE de Hortelã...
JAMAIS!!!
risos...
bjo
Taís

Cacau Gonçalves disse...

Ju

Minha vó fazia um "remedinho" quando eu ia passar férias com ela e era atacada por um mal súbito chamado "saudade de mãe"...rs Eu era pequenininha, devia ter uns 7 ou 8 anos e adorava a minha avó e ficar na casa dela, mas de noite, antes de dormir, sempre dava aquela saudade da minha mãe, da minha casa... Aí minha avó fazia uma delícia para "esquentar a barriguinha" (e o coração):

Mingau de aveia com mel

A proporção é de 1 colher bem cheia de aveia para cada xícara de leite. Hoje em dia eu nem sou mais de leite, mas dá pra substituir por leites vegetais, por exemplo... Leve ao fogo e vá mexendo bem até engrossar. Depois coloque em um prato e despeje o mel por cima com o mingau ainda quente, porque ele derrete e se mistura ao mingau.

Delícia absoluta!

E até hoje quando fico meio "borocoxô", faço essa receitinha

beijão