segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Deusa Primavera

Claudia Meyer/Stock.xchng
.
Last but not least, uma homenagem (ou melhor, duas, porque não consegui escolher de qual dos textos gosto mais!) à nova estação que nos visita já há uma semana. Que ela traga cor e poesia aos nossos dias (aqui em SP as plantas devem florescer que é uma beleza, se depender do tanto de chuva que caiu hoje, hehe).
.
Para saber mais sobre o belíssimo mito grego da Primavera, que por si só já vale um tratado (ou um poema): história da Deusa Perséfone. Inspiração para enfrentarmos os sucessivos ciclos que a vida nos apresenta, transformando-os, sendo transformados por eles e extraindo de cada um o melhor para os tempos próximos. :)
.
Vai alta no céu a lua da Primavera
Penso em ti e dentro de mim estou completo.
Corre pelos vagos campos até mim uma brisa ligeira.
Penso em ti, murmuro o teu nome, e não sou eu: sou feliz.
Amanhã virás, andarás comigo a colher flores pelo campo,
E eu andarei contigo pelos campos ver-te colher flores.
Eu já te vejo amanhã a colher flores comigo pelos campos,
Pois quando vieres amanhã e andares comigo no campo a colher flores,
Isso será uma alegria e uma verdade para mim.
.
(Alberto Caieiro)
.
A primavera chegará, mesmo que ninguém mais saiba seu nome, nem acredite no calendário, nem possua jardim para recebê-la.
A inclinação do sol vai marcando outras sombras; e os habitantes da mata, essas criaturas naturais que ainda circulam pelo ar e pelo chão, começam a preparar sua vida para a primavera que chega.
Só os poetas, entre os humanos, sabem que uma Deusa chega, coroada de flores, com vestidos bordados de flores, com os braços carregados de flores, e vem dançar neste mundo cálido, de incessante luz.
Mas é certo que a primavera chega.
É certo que a terra maternalmente se enfeita para as festas da sua perpetuação.
É certo que a vida não se esquece.
.
(adaptado de Cecília Meireles)

Nenhum comentário: