sábado, 8 de agosto de 2009

Domando o cachorro louco

Imagem: Viktors Kozers/Stock.xchng
Ó mar salgado
Quanto do teu sal
São lágrimas de Portugal!
Quantas noivas ficaram por casar
Para que fosses nosso, ó mar!

O que têm a ver os versos de Fernando Pessoa com agosto? Muito, de acordo com algumas histórias da história que ajudaram a elegê-lo como o mês do cachorro louco. Lá no país-irmão, uma das versões agourentas tem a ver com a era das Grandes Navegações - essa seria a época do ano em que os navios partiam em busca de novas terras. Para as noivas portuguesas, portanto, casar em agosto era mesmo sinal de desgosto, uma vez que os noivos partiam logo e a chance de solidão ou viuvez se multiplicava.

A tradição azarenta do mês, no entanto, é bem anterior. Os romanos, por exemplo, acreditavam que por esses dias um dragão imenso andava pelo céu cuspindo fogo na humanidade. Esse dragão, provavelmente, seria a Constelação de Leão, muito visível nos céus do hemisfério norte nessa época do ano. Acontecimentos históricos em diferentes países do mundo, como a Noite de São Bartolomeu, na França, as duas bombas atômicas sobre o Japão ou o suicídio de Getúlio Vargas, no Brasil, ajudam a formar a fama ruim do mês.

Superstições à parte, porém, nem tudo é terror. Essa é também a época em que, no hemisfério sul, o frio começa a dar uma trégua (pelo menos esse ano foi assim!), os leoninos comemoram seus aniversários e os ventos dão aquela purificada geral no ar (quando eu era criança, esse era o mês preferido para as atividades de soltar pipa na escola). E já está quase na metade... portanto, força na peruca e esperemos setembro chegar, como diz a Canção de Zeca Baleiro.

Dica para suavizar os humores no mês:

Chá de camomila com menta (ou hortelã)
- a camomila tem efeito relaxante, adstringente e ajuda a combater dores causadas por cólicas ou inflamações.
- a menta é excelente para dores de estômago (inclusive as causadas por tensão...), além de limpar as vias aéreas e facilitar a respiração.

Para potencializar o efeito do chá, se você só tiver em sachê, uma boa idéia e cortar os saquinhos e despejar as ervas diretamente na água, logo após a fervura. Aguarde alguns minutos e, depois, é só coar e ficar perto da cama, pois a noite de sono vai ser boa. :)

2 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns pelo blog Jú!!!
Bjs com saudades
Flá

Dicas da Bia disse...

Parabéns, Ju, tá muito legal, mesmo! Vai em frente, menina!!!
Beijos da amiga e aromaterapeuta, Bia