terça-feira, 18 de agosto de 2009

Atchim!

Imagem: Sophie/Stock.xchng
Todo inverno é a mesma coisa. A sinfonia de tosses, pigarros e os "não vou chegar perto, estou gripada" na hora de cumprimentar alguém. Esse 2009 trouxe a ingrata novidade da gripe suína para apavorar os ânimos e incluir as máscaras cirúrgicas na moda dos vagões do metrô e das ruas da cidade. Mas, antes mesmo da "novidade", a gripe já é incômodo bem conhecido de nossos dias e entardeceres (aquela horinha boa em que parece que tudo "tranca" nos narizes e gargantas). De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, as doenças respiratórias são responsáveis, por exemplo, por vitimar três vezes mais pessoas que os acidentes de trânsito em todo o mundo. No Brasil, nossa gripezinha comum causou mais de 27 mil internações na rede pública e mais de 700 vítimas fatais - além de um gasto de R$ 18 milhões em tratamentos dos doentes no ano passado. Aqui em São Paulo, já tem gente substituindo o tradicional beijinho no rosto pelo "Namastê" na hora de cumprimentar os outros (é sério).

E quando ela te pega, apesar das precauções, criativas ou não? A sabedoria popular diz que uma gripe bem tratada dura 7 dias; sem tratamento, uma semana. Pode até ser que não se consiga diminuir o tempo de duração, mas há medidas que se pode tomar para tornar o período menos pesado para quem a tem como companheira.

Tá frio, tá quente

A excelente Sonia Hirsch, em seu livro "Atchiiim!", nos dá uma dica interessante: para domar uma gripe, a primeira coisa a fazer é saber se ela é fria ou quente. Uma gripe "fria" faz a pessoa sentir... frio. A gripe "quente", por sua vez, provoca calores, sensação de secura e vem acompanhada de catarro grosso. O tratamento vai pelos opostos: gripe fria, comida quente - que ajudará a aquecer o organismo. É melhor dar preferência às sopinhas e alimentos cozidos do que a vegetais e frutas crus. Na gripe quente, deve-se abusar da água fresca e evitar comer assados ou fritos, preferindo caldos e canja.

Dicas eficazes em ambos os casos: chás de ervas e especiarias quentes; maçã, para "limpar" a garganta; mel, que ajuda a dissolver catarro; e dormir bem!

E a suína?

O grande problema é que ela se parece com uma gripe comum. A diferença, talvez, seja uma febre mais intensa - acima de 39 graus - dores musculares e dores nos pulmões. Esses sintomas, porém, variam de pessoa para pessoa, por isso é importante prestar atenção ao próprio corpo e saber o que seria, para ele, um comportamento fora dos padrões. Os sintomas "clássicos", como coriza e tosse, podem ser até mais leves do que os do resfriado comum. Porém, a evolução da doença é rápida e pode causar complicações sérias se não for rapidamente combatida.

Em todos os casos, vale o conselho: quem está doente deve procurar um médico. As medidas caseiras e tratamentos alternativos, como em qualquer doença, servem para trazer bem-estar, para ajudar a evitar que o quadro se torne mais agudo ou para prevenção quando a pessoa está saudável. Mas ao sinal de complicações, a parada obrigatória é no consultório ou no pronto-socorro.

Um comentário:

1 z e r 0 disse...

ótimas dicas, ainda mais nesses tempos tão atribulados onde a histeria e paranóia andam pairando sobre as cabeças... há que se ter cuidado, mas é bom manter o bom senso e o equilíbrio mental-físico-emocional (mais ou menos aquilo que foi dito pela claudia no via tarot ontem, n sei se vc viu)
e para que isso se torne possível, dicas como essas são muito úteis!
sucesso no blogue e que a tecnologia continue atuando, mesmo (ou apesar) de suas esqusitices, na busca por uma melhor relação do bicho homem consigo mesmo e, por extensão, com a natureza!
paz, luz, amor, justiça e liberdade
bjs