segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Sustentável, se puder

Eric Ortner/Stock.schng

Lá em casa, resolvemos aproveitar o início do ano para finalmente colocar em prática um dever antigo: separar o lixo e encaminhar cada categoria de resíduo para seu devido lugar. Sim, é incrível, mas nós nunca havíamos parado para implementar essa medida tão simples em casa. Que vergonha. É o que pensávamos. Até começarem as tentativas de organização para tanto. E foi um desfile de desafios: primeiro, a descoberta de que a coleta seletiva da Prefeitura só passa em nosso bairro em uma rua X, num horário meio indefinido, meio misterioso. E não tão perto de casa assim. A outra alternativa para facilitar o encaminhamento do lixo seria levá-lo - de carro - até uma grande rede de supermercados que realiza coleta seletiva, e que também não fica tão perto de casa. Depois, a falta de local para comprar as sacolas especiais exigidas pela coleta seletiva para identificar o lixo reciclável. Enquanto isso, os sacos de lixo se acumularam em casa durante alguns dias, até que não foi mais possível: tivemos que descer tudo e colocar na "vala comum" em frente ao prédio como todo mundo.

Parecem contratempos pequenos, mas são capazes de atrapalhar bem a vida de quem se propõe a manter um procedimento ambientalmente correto na hora de dispensar o lixo de casa. Um problema que deveria ser visto, no mínimo, com mais atenção por parte das instâncias responsáveis, já que em uma cidade como SP, que produz o monstruoso volume de 15 mil toneladas de lixo por dia - o maior da América do Sul - apenas 1% disso é reciclado.

Claro que há iniciativas louváveis para conter essa bola de detritos, como é mostrado aqui, mas ainda é incrivelmente pouco para as dimensões de uma cidade que ainda carece de conscientização não só da população, mas também de quem providencia infraestrutura para que se exerça a coleta seletiva. Enquanto isso, vamos buscando alternativas para fazer nossa parte. Quem sabe a separação rotineira do lixo seja uma meta cumprível para muitos, nós inclusive, até o final de 2010.

Um comentário:

Paula R. disse...

É uma pena que a coleta seletiva não atinja a toda a cidade. Aqui em casa a prefeitura passa recolher às terças e isso me faz um bem enorme para a consciência.
Tente ver se não consegue algum número de cooperativa que possa retirar no seu prédio. Daí v. pode fazer um trabalho de conscientização interna tb.